Mignon de Porco com lentilha e soja

2 Sep

Mais uma receitinha com o nosso porquinho querido! Como já disse antes, a carne de porco é considerada tão saudável quanto o nosso amado frango, que passa por quase uma” metamorfose” para ganhar peso e chegar rapidinho as prateleiras  do supermercado. O mignon de porco é muito saboroso e geralmente é preparado com alguma fruta cítrica, neste caso a laranja, mas existem ótmas receitas com maçã, abacaxi e outras frutas. Então, esqueça o preconceito e divirta-se, sem exageros, é claro.

Ingredientes

Lentilha

  • 200 gramas de lentilha
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 caldo de carne
  • 1 dente de alho picado
  • sal, pimenta e azeite a gosto

 

Soja

  • 1 pacote de soja congelada**
  • Salsinha picada, azeite de oliva e sal a gosto

 

Mignon de Porco

  • 600gr de mignon de porco
  • 1 maço de alecrim
  • suco de duas laranjas
  • 1 dente de alho espremido
  • azeite de oliva, sal e pimenta moída

 

Modo de Fazer

Escolha a lentilha e lave em água corrente. Coloque a cebola, o azeite, o sal, a pimenta e o alho na panela de pressão e refogue até que a cebola fique macia. Coloque a lentilha, cubra com água (2 dedos acima do nível da lentilha) e por último adicione o caldo de carne.  Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 10 minutos (após iniciar o chiado da pressão). Desligue o fogo e coloque a panela em baixo de água corrente para retirar a pressão. Abra a panela e experimente o tempero, faça os ajustes necessários (sal, pimenta etc) e deixe cozinhar em fogo médio (sem a tampa) por mais 5 minutos.

** Se tiver mais tempo e disposição pode comprar a soja crua e seguir as instruções do pacote para preparar, mas já aviso com antecedência, tem que deixar de molho (cerca de 4 horas) e depois ficar tirando as casquinhas. Bom, em suma, não é nada prático, sendo que a congelada fica tão gostosa quanto,  tem o mesmo valor nutricional e é só colocar em água fervente.

Para o preparo do mignon, tempre a carne crua com sal, pimenta, azeite e o alho. Com uma faca, faça furos em cruz em toda a extensão da carne. Insira os os ramos de alecrim nos furos para que o tempero penetre na carne. Coloque o mignon, sobre o papel laminado, em uma forma. Regue com o suco de laranja e feche bem com o papel alumínio. Coloque para assar em forno pré-aquecido (180 graus). Asse por cerca de 30 hora. Abra o papel alumínio  e, com uma colher,re-utilize o suco de laranja que ficou na forma para umidecer mais um a carne. Coloque novamente no forno até que a carne fique bem dourada. Fatie e sirva com lentilha e a soja temperada com azeite de oliva, sal, pimenta e salsinha picada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: