Salada de Ervilha Torta com Maçã Assada e Mostarda Dijon

25 Jun

Esta receita é uma das minhas favoritas, primeiro porque leva maçã, a fruta que eu amo, e mostarda dijon, que dispensa comentários. Além de tudo isto, a apresentação deste prato é muito legal e bonita. Serve bem como entrada ou acompanhamento  de qualquer tipo de carne, frango ou mesmo peixe (assados ou grelhados).  Esta receita serve 6 porções, eu geralmente faço a receita normal do molho (se sobrar fica bom com qualquer outra coisa no dia seguinte) e faço metade da quantidade da salada pois é o suficiente para 2 pessoas.

Ingredientes

Molho

  • 3 colheres de sopa  de mostarda dijon
  • 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 6 colheres de sopa de óleo de girassol ou milho
  • 1/3 colher de chá de sal (ou 1 colher de chá de sal marinho)

Salada

  • 4 maçãs (600g) cortadas em cubos médios 
  • 2 colheres de sopa de óleo de girassol ou milho
  • 500g de ervilha torta, tirado o fio lateral
  • 1 pitada de pimenta-do-reino moída  

Modo de Fazer

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Enquanto isto, passe as maçãs nas 2 colheres de sopa de óleo de girassol e arrume em um refratário médio. Coloque no forno pré-aquecido por no mínimo de 30 minutos (no meu forno elétrico as vezes leva 50 minutos) ou até que as maçãs fiquem douradas. Vire as maçãs de vez em quando (com cuidado) para que fiquem douradas dos dois lados. Deixe esfriar.

Enquato isso prepare as ervilhas. Um dos segredinhos desta salada é acertar o ponto da ervilha torta, pois ela tem que ficar crocante. Então ferva a água primeiro , coloque as ervilhas na água borbulhando e assim que a água começar a borbulhar novamente  conte cerca de 2- 3 minutos e experimente (deve estar cozida porém ainda crocante), se estiver bom, retire imediatamente do fogo, escorra a água e coloque dentro de uma bacia com água gelada a fim de parar o cozimento.

Para fazer o molho, misture com um batedor manual, em uma bacia média, a mostarda com o vinagre. Em seguida, vá acrescentando o óleo e o azeite aos poucos (em fio), sempre batendo até que forme um creme espesso. Por último acrescente o sal.

Retire as ervilhas da água fria e as diponha em forma de leque com as maçãs assadas no centro. Na hora de servir coloque o molho em fio, enfeite com a pitada de pimenta do reino (opcional) e coma cada ervilha com um pouquinho de maçã assada, fica uma delícia!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: