Salada de Endívias, Figo e Queijo Brie

5 Apr

Eu acho o figo uma das frutas mais bonitas quando é cortado ao meio e o seu interior fica exposto. Esta salada é bem fácil e pode ser complementada com uma mistura de flolhas como por exemplo: alface frisée, chicória roxa e alface crespa.

Ingredientes

  • 2 cabeças de endívia
  • 3 figos frescos
  • Queijo brie
  • Sal, pimenta moída e azeite de oliva a gosto

 

Modo de Fazer

Separe cuidadosamente as folhas de endívia, lave bem, seque e coloque na geladeira para resfriar. Retire os cabinhos do figo com uma faca. Corte ao meio no sentido do comprimento e em seguida em 4 fatias. Corte o queijo brie em fatias finas de acordo com o número de folhas de endívia.

Retire as endívias da geladeira, tempere com sal, pimenta e azeite de oliva e coloque uma fatia de queijo brie e uma fatia de figo em cada folha de endívia. Sirva imediatamente!

**Outra opção, se quiser impressionar, é reduzir um pouco de aceto balsâmico. Preencha o fundo uma frigideira pequena com o aceto balsâmico. Adicione duas colheres de chá de açucar mascavo (ou o branco mesmo se não tiver). Ligue a chama  em fogo médio e vá mexendo com uma colher de pau até que comece a ferver. Abaixe bem a chama e continue mexendo até que sinta que engrossou um pouco (fica parecido com um xarope). Despeije imediatamente sobre as endívias já recheadas com o axílio de uma colher e sirva. Veja detalhe da foto!!!

One Response to “Salada de Endívias, Figo e Queijo Brie”

  1. Fabiane May 28, 2011 at 8:42 pm #

    Nossa que delicia!!!
    Super pratica.
    Adorei a receita

Leave a comment